quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Memórias "CRÓNICA DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL AO BRASIL - NATAL E PIPA”

Duna de Genipabú - Natal

FAM TOUR FAMOSOS - 2003

Com o objectivo de festejar o seu primeiro aniversário, o Farol Design Hotel convidou um grupo de famosos de diversas áreas sociais, que durante o ano estiveram directa ou indirectamente ligados a esta unidade hoteleira de Cascais, a participarem no primeiro FAM TOUR FAMOSOS, a NATAL e PIPA..
Entre famosos, organizadores e imprensa, o grupo era constituído por quarenta e três pessoas.
Partimos de Lisboa, num voo Charter da YES, em executiva, com destino a Natal. Seis horas e meia depois, aterrávamos sem nenhum percalço e com um tratamento VIP, no aeroporto internacional desta cidade do Nordeste Brasileiro.
A atmosfera era quente e húmida, a temperatura rondava os 30 graus centígrados e a viagem para o hotel fez-se de autocarro, ao anoitecer na companhia da nossa amável e incansável guia, Gil (vânia), que nos serviu de cicerone durante os oito dias de estadia no Brasil.
Lembro que Natal é a Capital do Rio Grande do Norte, situa-se na Costa Atlântica da América do Sul e que nesta altura do ano, lá estamos no Outono, em tempo de chuvas na região, note-se que amanhece às 5, 30 e anoitece às 17, 30.
Natal também é conhecida pela cidade do Sol, é famosa pelas praias de água morna, grandes extensões de dunas, coqueirais e é região de cajueiros.
A recepção no Hotel Pestana de Natal (5 estrelas), foi divertida, colorida e agradável. Os sumos de côco, as caipirinhas as castanhas de caju e o samba, indicavam-nos que estávamos em zona tropical.
A gastronomia Nordestina é rica, exótica e gulosa. Recordo-me de Ana Salazar ter dito: “estamos cá para tirar um curso de, como engordar dez quilos em oito dias”
O forró é a dança regional e isso aprendemos todos, logo na primeira noite, a dançar em dois tempos.
Nesta viagem a beleza fez-se presente, Fátima Lopes e Eduardo da Bernarda fizeram-se acompanhar por manequins da Face Models, entre elas a bela Marisa Cruz e a sensual Cláudia Mergulhão. Ana Salazar, animadíssima, nem a queda a desanimou; Lili Caneças, única (breakfast in under wear – La Perla, conste-se!), A energética Bibá Pitta, e o seu cordato Fernando Gouveia, não perderam pitada do programa. O Porto esteve muito bem representado por Rui Aires, divertido e participativo ao lado do meu querido amigo Manuel Neto. O charme irresistível de Afonso Vilela ... , Os anfitriões Dinís Rodrigues e José Bragança Moutinho, respectivamente proprietário e relações públicas, do Farol Design Hotel, revelaram-se entusiastas, atentos, prestáveis e educados.
Em termos logísticos, poderia parecer tarefa difícil, deslocar e encaminhar um grupo tão grande e heterogéneo. Engano! A organização preparou um agradável programa, para os oito dias de permanência nesta região, das Terras de Vera Cruz. Flexível, quem quisesse alinhava, caso contrário, ficava com o dia livre para fazer o que bem lhe apetecesse.
Do programa constava uma fascinante aventura de buggy pelas atractivas dunas de Genipabú. Catorze buggys transportaram-nos num dia repleto de emoções, sensações diferentes e muita adrenalina, num sobe e desce nas dunas, atravessámos rios em balsas (uma espécie de batelão), havia dromedários nas dunas para passeios, cheguei a pensar que estava no Norte de África, camaleões e iguanas para as fotos, quem quis fez surf na areia, aero-bunda (do género slide com queda na lagoa) e apetecíveis banhos nas praias e lagoas de águas tépidas.
Embuídos por um espírito de aventura, rumámos a Touros, numa emocionante viagem pelas praias em Land Rover, estas pejadas de urubus. Atravessámos rios directamente ou em balsas. Passámos pelo cabo de S. Roque, o ponto mais oriental da América do Sul, vimos a árvore do amor e estivemos na Pousada de charme “Sinos do Vento” situada a 60 Km de Natal, propriedade de Rui Veloso, onde assistimos a um show de Capoeira, andámos a cavalo, nadámos na piscina e no mar, deliciámo-nos com um churrasco regado com sumos de frutos tropicais e caipirinhas, até termos o nosso primeiro contacto com as chuvas tropicais, repentinas, fortes e de curta duração, o suficiente para limpar o local...
Os buggys são o meio de transporte por excelência por estas paragens e a digressão para Pipa, fez-se naturalmente de buggy. Vinte e cinco quilómetros a Sul de Natal, deparamo-nos com o maior cajueiro do mundo, com idade aproximada de 110 anos e com uma copa que tem uma largura impressionante!
Percorremos as praias e, ao voltarmos à estrada o cenário tinha-se alterado. Aqui a paisagem era pintada de verde, a vegetação densa rica e variada, com coqueirais a perder de vista. Regressámos às praias atravessámos mais um rio de balsa, à nossa frente estava o Hotel Marinas de Tibaú, onde ficou instalado parte do grupo, os restantes nos quais eu estava inserida, seguiram para a tranquilidade do hotel de charme “Tibaú Lagoa”, um resort novo, de luxo, que fez o seu primeiro aniversário em Agosto deste ano. Está situado em Tibaú do Sul (Pipa), é composto por dezoito bungalows (conhecidos aqui por chalés) duplos e suites, a geri-lo está um profissional competente, português vindo de Faro em Junho de 2002, Nuno Veríssimo.
Neste emoldurado tropical de Tibaú (Pipa), existe uma praia excepcional, que apesar dos seus cento e sessenta degraus, que são a porta para este paraíso, a Baía dos Golfinhos, um deslumbre, um lugar mágico, habitat de golfinhos em coexistência natural com os banhistas. Nas copas dos coqueiros que envolvem o restaurante, proliferam saguis, lindo!
Nesta região encontramos cinco eco sistemas diferentes, o mangue (vegetação que se adapta à água salgada), a mata atlântica, as dunas, o rio e o mar em perfeita harmonia.
É interessante conhecer a Lagoa Arara Quara (que na língua dos Índios significa “bebedouro de Araras”, apesar de não termos visto lá nenhuma destas aves. Esta lagoa é mais conhecida como Lagoa da Coca –Cola, pela cor que apresenta, devido ao tanino que lhe confere uma cor avermelhada, semelhante à da Coca-Cola e que é rica em iodo e enxofre. Às águas desta lagoa são-lhe reconhecidas propriedades que contribuem para o rejuvenescimento da pele e do cabelo, como nos contou Edmir, o buggueiro de Pipa mais conhecido por “Lobo Mau”. Para lá chegar tivemos que nos embrenhar pela floresta, que também é habitat de macacos. Fica situada na Baía Formosa, é área de reserva ecológica, pertence ao Rio Grande do Norte e faz fronteira com Paraíba através do Rio Guajú.
Quase em fim de férias, ainda houve tempo para voltarmos aos buggys, às dunas, petiscos na praia e no barco em descida pelo rio para assistirmos à apanha manual do caranguejo. Quando descemos do barco já o Sol se tinha posto, era tempo para fazer as últimas compras em Pipa, as tatuagens no Sérginho, jantar de despedida com música ao vivo para dançar e o regresso com a sensação de que tinha valido a pena viajar até aqui!



Sem comentários: